Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Socadora e reguladora em Paracambi (RJ)

Durante minha mais recente caminhada pela ferrovia na serra de Paracambi, topei com duas máquinas, a Socadora e a Reguladora de lastro, ambos equipamentos de manutenção de via permanente, fabricados nos anos 70.

Papel de parede clássico

Na ferrovia da Serra do Mar em Paracambi (RJ), qualquer foto vira papel de parede.
:)

(Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ferrovia 180° (2)

Outra foto panorâmica, tirada no pátio de manobras da pequena (e abandonada) estação de Mario Belo (Km 71.0, Linha do Centro, EFCB) no trecho de serra da ferrovia em Paracambi, RJ. Só uma pontinha da estação é visivel, atrás do primeiro poste de sinalização, na extrema esquerda da foto. A antiga caixa d'água pode ser vista na extrema-direita.

(Clique na imagem para ampliar)



Veja a foto em resolução maior aqui: http://twitpic.com/1j09at/full

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ferrovia 180°

Depois de uma longa ausência, voltei ontem ao lugar que considero meu Caminho de Santiago pessoal, a ferrovia que corta a Serra do Mar, no trecho de Paracambi (RJ). O dia estava claro, quente e seco. Aproveitei para testar minha nova câmera e fiz algumas imagens panorâmicas. Aguardem as próximas postagens.
:)

(Clique na imgem para ampliar)



Veja a foto em resolução maior aqui: http://fc09.deviantart.net/fs71/f/2010/117/b/9/Railway_panoramic_view_by_Latuff2.jpg

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O "Expresso de Lata"

O internauta Mateus do Amaral, de São Paulo, me envia pelo correio um exemplar do "Contexto", jornal-laboratório do curso de jornalismo da UNESP, datado de maio de 2008. A jovem equipe editorial da publicação (cujo editor geral era o próprio Mateus) se auto-intitulava "Expresso de Lata" e a edição dedicou um espaço considerável a temas relacionados as ferrovias. Fora a capa do jornal, ilustrada com gatinhas universitárias e marmanjos posando diante de uma vaporosa Baldwin, dou destaque a página central e a última página, que traz depoimentos de ferroviários que descrevem as características de seus respectivos ofícios. Agradeço ao Mateus pela produção e envio deste material importante.

(Clique nas imagens para ampliar)





sábado, 17 de abril de 2010

Bairro de Santa Teresa, RJ

(Clique na imagem para ampliar)



Aspecto dos trilhos do bonde de Santa Teresa à noite. O reflexo das luzes faz com que os trilhos pareçam luminárias de neon. Interessante é que nos meus sonhos recorrentes com ferrovias, vez por outra imagino que naquele bairro existe uma linha de trens cargueiros que segue rumo as montanhas de Paracambi!!!

A propósito, depois das chuvas que castigaram o Rio, temos céu de brigadeiro novamente, bem propício para novas incursões foto-ferroviárias...que já estou planejando.
:)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bocaina (SP), 1966

Ao saber de minha visita ao município de Bocaina (veja aqui), no interior paulista, Lúcia Helena Lahoz Morelli, nascida na cidade, me enviou uma fotografia tirada pelo seu primo, já falecido, José Rubens Balaguer. Na foto está Lúcia (a direita) ao lado de sua irmã, Rita de Cássia Lahoz Morelli, nos idos de 1966, ano em que a ferrovia foi desativada. Sabendo que essa seria uma das últimas viagens da velha locomotiva, José fez esta foto como forma de lembrança. Acabou fazendo mais do que isso. José Rubens Balaguer preservou a memória histórica de sua cidade. Agradeço muitíssimo a Lúcia pela imagem.

(Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 6 de abril de 2010

sábado, 3 de abril de 2010

Estação ferroviária de Contagem (MG): A dúvida está no ar

O internauta atento Alexandre Gurgel Martins me escreve levantando dúvidas sobre a localização da extinta estação ferroviária de Contagem, onde estive em setembro do ano passado (veja aqui). Em sua mensagem, Alexandre diz o seguinte:

"...No final de 2007, em conversa com um professor, chamado Mauro Costa, sobre como era a cidade antigamente, tive a oportunidade de perguntar se exitia uma estação de trem em Contagem, além da Bernado Monteiro (nessa época ainda não conhecia o site Estações Ferroviárias).

Ele me disse que lembrava bem da estação e que ela ficava onde hoje existe o fórum da cidade. Acredito nele, pois é um morador muito antigo na cidade e trabalha por aqui há muito tempo. Além já ter visto descrições falando que a estação Contagem ficava na ponta de um pequeno ramal de poucos quilometros que saia logo depois da estação Bernardo Monteiro.

Abaixo o link para mapa de contagem com a marcação do local onde atualmente é o fórum. Não sei como essa linha chagava lá, pois hoje não há nenhum vestígio.
http://maps.google.com.br/maps?q=-19.91675,-44.079047&num=1&t=h&sll=-19.93856,-44.052938&sspn=0.167871,0.256119&ie=UTF8&ll=-19.916578,-44.07776&spn=0.004801,0.009645&z=17

Algumas referências que encontrei também:

Reportagem do jornal O Tempo sobre a estação Bernardo Monteiro. No fim da página, onde está escrito "QUATRO PONTOS>OUTRA ESTAÇÃO":
http://www.otempo.com.br/otempocontagem/noticias/?IdNoticia=3535

Fotos e descrição da estação no site Folha de Contagem (é a sexta foto da galeria no menu ao lado esquerdo):
http://www.folhadecontagem.com.br/Galeria/index.htm"


Fica portanto a dúvida. Se essa é a posição precisa da extinta estação de Contagem, o que havia exatamente no lugar apontado por moradores como sendo o local da estação?

(Clique na imagem para ampliar)