Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Antigas ilustrações ferroviárias

Neste final de semana, em visita ao Sebo do Messias, em São Paulo, achei em dois dicionários franceses Larousse, um do início do século XX e outro de 1952, no verbete "ferrovia", essas lindas ilustrações. O Sebo do Messias fica na Pça. João Mendes, 166 e 140, no bairro da Liberdade. A página deles na Internet é www.sebodomessias.com.br

(Clique nas imagens para ampliar)




domingo, 15 de agosto de 2010

Estação ferroviária de Mercês, 51 anos depois

Concluíndo minha recente expedição (veja AQUI e AQUI) cheguei a estação ferroviária do município mineiro de Mercês (Estrada de Ferro Central do Brasil, Km 381,2).

Eis um pouco da história de Mercês, de acordo com a página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais:

"O antigo povoado de Mercês cresceu no local conhecido como região dos Pombos, onde também veio a se desenvolver o município de Rio Pomba. Capelinha das Mercês era como se designava o local. A população se formou com gente oriunda principalmente de Barbacena. O povoado, denominado Mercês do Pomba, cresceu devido às construções que foram surgindo ao longo da estrada que ligava Vila Rica ao Rio e que passava por ali. A freguesia foi criada em 1841 com o título de Nossa Senhora das Mercês e obteve a sua emancipação em 1911, desmembrando-se de Rio Pomba."


(Clique nas imagens para ampliar)



A estação em 1959, numa foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, editada pelo IBGE.


A estação em julho de 2010, num ângulo aproximado, já que um muro e palmeiras impossibilitam ver a estação do ponto exato de onde a foto foi tirada há 51 anos. Atualmente funciona como agência dos correios.

Para mais informações sobre o município de Mercês, visite o sítio da ALMG: http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=estado&diretorio=munmg&arquivo=municipios&municipio=41603


A estação, provavelmente nos anos 70, já sem trilhos. Detalhe de um painel em exibição na Prefeitura Municipal de Mercês.

Agradeço a atenção da Prefeitura Municipal de Mercês, cuja assistência me possibilitou o registro atual da estação ferroviária.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estação ferroviária de Paiva, Zona da Mata de Minas Gerais

(Clique nas imagens para ampliar)


Aspecto atual da estação ferroviária de Paiva (Estrada de Ferro Central do Brasil, Km 360,9)


A antiga caixa d'água que servia as locomotivas a vapor. Suas vigas de sustentação trazem a data de 1882

No final do mês de julho, em busca de mais vestígios da ferrovia que ligava as cidades mineiras de Santos Dumont e Mercês (veja AQUI) passei a noite em Paiva, uma das localidades por onde o trem passava. Eis um pouco da história de Paiva, de acordo com a página da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais:

"O povoamento do local onde se encontra o município de Paiva tem origem no início do século XX, na antiga fazenda Santa Rosa. No ano de 1906, o lugarejo é atacado por uma forte epidemia. O proprietário, João Ferreira de Paiva, promete a São Sebastião que se a peste acabasse, ele ergueria um arraial em suas terras. Quando a peste chega ao fim, o fazendeiro levanta um cruzeiro e uma capela é construída. Com o avanço do ramal ferroviário, João Paiva consegue junto ao Senador Bias Fortes a modificação no traçado para que a estrada passasse pelo arraial. Em 1914, é inaugurada a estação Paiva, em homenagem ao fundador do lugarejo. Em 1948, o arraial é elevado a distrito de Barbacena e, em 1953, passa a município."


Vista parcial da praça central de Paiva, MG

Para mais informações sobre o município de Paiva, visite o sitio da ALMG: http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=estado&diretorio=munmg&arquivo=municipios&municipio=46602

Durante minha pousada, conheci Jair Toledo de Paiva, neto do fundador da cidade e atual vice-prefeito. Ele mantém o bilhete de passagem datado de 13 de dezembro de 1967, dia em que, de acordo com seu Jair, o trem passou por alí pela última vez.

(Clique nas imagens para ampliar)





Dentre as inúmeras fotografias de seu acervo, seu Jair me mostrou algumas dos tempos em que a ferrovia funcionava, as quais compartilho com os fiéis seguidores deste blog.

(Clique nas imagens para ampliar)