Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

domingo, 26 de maio de 2013

O cartunista e o Leviatã

Fui clicado pela querida Maria Lu Pereira durante minha recente expedição ferroviária ao interior do Paraná, em Campinas Belas. Repare como sou diminuto diante da imponência desse Leviatã de aço! 

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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Trem noturno de manutenção, estação ferroviária de Triagem (RJ)

Trem noturno de manutenção da Supervia, formado por duas locomotivas Alco e mais um guindaste de socorro, passa pelas plataformas da estação de Triagem, subúrbio do Rio de Janeiro, por volta das 22:30 do dia 21 de maio de 2013. O vídeo, de baixa qualidade, foi feito com um celular.



Trem da linha Central-Saracuruna chegando na estação ferroviária de Triagem (RJ). A direita é possível ver o prédio da estação do metrô. A foto foi feita com celular.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estação Campinas Belas, Estrada de Ferro Central do Paraná

A estação de Campinas Belas fica no Km 378 da Estrada de Ferro Central do Paraná. Campinas Belas é um distrito de Reserva, município paranaense a uns 240 km de Londrina. A estação se localiza no antigo ramal que liga a cidade de Apucarana à Uvaranas, um bairro de Ponta Grossa. De acordo com a página Estações Ferroviárias a linha foi concluída em 1975, e portanto não consta do meu guia de ferrovias do IBGE, que data de 1956. Não havia até agora nenhuma fotografia desta estação na referida página. Até agora. Agradeço muito a ajuda da Profa. Maria Lu Pereira cuja colaboração possibilitou as imagens a seguir.

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A estação ferroviária de Campinas Belas.

Estilo arquitetônico padrão de outras estações do trecho, como Leonardos e Reserva.

Apesar de ainda estar de pé, a estação está depredada e coberta de pichações. 

A linha é ativa e é operada por uma concessionária para transporte de cargas. Vemos aqui um vagão metálico estacionado bem em frente a estação, utilizado pelo pessoal da via permanente.

Outro vagão da turma de manutencão da ALL, esse de madeira.

Ao que parece, essa seria uma antiga guarita. Dentro existe um velho fogão, que penso ser ainda usado pelos operários da via permanente.

Casas de turma da estação Campinas Belas, abandonadas.

Apesar do abandono, se encontram relativamente bem conservadas se comparadas com outras que já vi.

Em seu interior ainda é possível ver o piso de tacos e até a carcaça de um antigo telefone.

O que restou dos beliches onde dormiam os operários.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Paradas de Inspetor Moyses e Monte Bonito, ramal de Cangussu, Pelotas, RS

De acordo com o guia Ferrovias do Brasil do IBGE (1955) as paradas de Inspetor Moyses (km 947,1) e Monte Bonito (km 956,1) localizam-se na zona rural de Pelotas, e pertenciam ao ramal de Cangussu (atualmente se escreve Canguçu) da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Não constavam quaisquer imagens destas paradas no sítio Estações Ferroviárias do Brasil. Monte Bonito é o 9º distrito de Pelotas, onde se localizam pedreiras que forneceram rochas para construção dos molhes da barra do Rio Grande.

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Vagoneta. Tipico transporte turistico dos Molhes da Barra em Rio Grande

Graças a colaboração do ex-ferroviário Sr. José Francisco, conhecido como "Toquinho", e a ajuda de Rosana Gomes, Patricia da Cunha e Romerio Jair Kunrath, consegui localizar as paradas.

Aos 81 anos seu Toquinho guarda vivas memórias da estrada-de-ferro, onde trabalhou entre 1942 e 1950.
Este mapa, desenhado por um dos netos do Seu Toquinho, mostra a localização das paradas, algumas com nomes diferentes daqueles que constam no guia de ferrovias do IBGE.

Parada Inspetor Moyses - Localizada atualmente numa comunidade popular, desta parada restaram a caixa d'água que servia as locomotivas à vapor e a plataforma, em ruínas.



Parada Monte Bonito - Localizada atualmente numa propriedade rural, desta parada também restaram a caixa d'água e a plataforma, onde foi construida uma casa.




Essa carta, datada de 20 de outubro de 1948, escrita por um oficial do então 1º Batalhão Ferroviário de Pelotas, foi endereçada a André Maschke, proprietário do terreno por onde passaria a ferrovia.