Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Com a palavra, o leitor

Cassiano Alcantra, arquiteto e morador da cidade de Ribeirão Vermelho (MG), trabalha para a Prefeitura em projetos de recuperação do complexo ferroviário daquela cidade. Ele me escreve contando um pouco sobre a história da ferrovia em Ribeirão Vermelho.

A Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas inaugurou a estação em 1888 com o nome de estação de Lavras, pois era somente um arraial conhecido como Porto Alegre, pertencente aquela cidade. Foi aqui o primeiro ponto navegável do Rio Grande. O porto foi inaugurado 1880, e atraída pela navegação que a ferrovia se instalou no arraial em 1892 e terminada a construção da ponte metálica (que foi levada por uma enchente no ano de seu centenário). Em 1896 é inaugurada a rotunda e as oficinas, com telhas importadas de Marseille na França e sua estrutura de ferro de Glasgow na Escócia. A rotunda é a maior da América Latina e a quarta maior do mundo. A Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas tinha a intenção de fazer daqui o seu centro administrativo, mas isso não aconteceu devido a falência da empresa.

Muito grato pela sua contribuição, Cassiano.

Nenhum comentário: