Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tributo ao Auto-de-Linha

Diria que sou um fã ferroviário atípico. Mais do que as locomotivas, o que realmente gosto são os autos-de-linha (veículo ferroviário de pequeno porte, utilizado para inspeção e conservação da via permanente). Chega a ser surreal a visão daquele caixotinho sobre rodas percorrendo a solidão das linhas, levando homens e equipamentos responsáveis por fazer a ferrovia funcionar. Como tributo ao meu querido auto-de-linha e aos valorosos operários da via permanente, trago um vídeo produzido com fotos e uma filmagem no interior de um destes veículos. Algumas das fotografias podem ser vistas logo abaixo, tiradas nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006. Cada uma delas vem com legenda indicando data e local.



(Clique nas imagens para ampliar)
























Um comentário:

ANTONIO CARLOS DA SILVA disse...

Caro! Excelente pesquisa sobre os Autos de Linha! Meu falecido Pai trabalhou com eletricista de telégrafo e conduzia um Auto de Linha na ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA- EFSC. Acredito que o Auto de Linha foi construído na própria Oficina da Estrada de Ferro.