Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 30 de março de 2010

Material rodante do antigo ramal da Marítima, Porto do Rio de Janeiro

No início da tarde de segunda-feira, dia 15 de março, estive na zona portuária do Rio de Janeiro, em busca dos vestígios do antigo ramal da Marítima (já tratei sobre este ramal aqui). Sempre tive curiosidade de fazer esta investigação. Havia antes tentado entrar discretamente no cais do porto, mas fui interceptado por policiais federais. Daí tive de requerer uma autorização da Companhia Docas do Rio de Janeiro, o que foi providenciado pela assessora de comunicação da empresa, a jornalista Adriana França, a qual agradeço a gentileza e cordialidade com que fui tratado. Na companhia de Adriana, percorremos de carro boa parte do porto, onde encontramos locomotivas de manobras (switcher), guindaste, trilhos, vagões e até um trole de linha! Com a extinção do ramal da Marítima e o fim do intenso tráfego de trens cargueiros do porto até o pátio de manobras, cruzando a Avenida Rodrigues Alves (o que no passado causava contantes retenções no trânsito), todo esse material encontra-se abandonado e esperando seu descanso final em algum ferro-velho.

(Clique nas imagens para ampliar)
















3 comentários:

Rafael disse...

Oi Carlos, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho feito no blog e no site do Ralph. Eu sempre tive curiosidade de entrar no porto e fazer umas fotografias das linhas e estruturas da antiga ferrovia. Sempre quis também ir no depósito de trens antigos da Flumitrens que fica ao lado da rodoviária ver as locomotivas e vagões. Quando vou a Niterói e passou por sob todo o elevado e ao lado do porto vejo inúmeras linhas da ferrovia que cortam a via. Tenho curiosidade também de conhecer o túnel que dá acesso a estação Marítima da EFCB.Sou um grande curioso e estudante das ferrovias brasileiras e o papel delas no desevolvimento brasileiro.

Luiz Felipe Lopes Dias disse...

se me permitir amigo Latuff eu posso lhe dar esta informação sobre este tunel. link abaixo
http://www.amantesdaferrovia.com.br/photo/ineditas-estas-ninguem-nunca-3?context=album&albumId=4981239%3AAlbum%3A28489

Luiz Felipe Lopes Dias disse...

Por motivos no site AMANTES DA FERROVIA as fotos do túnel ferroviário que liga o antigo pátio de cargas marítima a estrada de ferro central do brasil EFCB estão com problema de abrirem, posto novo link das fotos: http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2011/04/tunel-ferroviario-por-baixo-do-morro-da.html