Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estação ferroviária de Bariri (SP)

Um dos meus passatempos preferido é fuçar a página Estações Ferroviárias e buscar aquelas que não tenham fotografias recentes. Estes registros são na maioria das vezes produzidos pelas pessoas (fãs ferroviários ou não) durante passeios e viagens. São geralmente as estações mais remotas que não dispõem de fotografias.

Já sabendo que estaria na cidade de Bauru, pesquisei por ferrovias próximas e encontrei o ramal de Bariri, cidade distante 337 km de São Paulo. De acordo com o livro Ferrovias do Brasil do IBGE, de 1956, havíam 9 estações e paradas que compunham o ramal entre Trabiju e Bariri. Resolvi checar uma delas: Taboca. Me supreendi com isso, já que a grande maioria de fãs ferroviários é de São Paulo, e praticamente cada metro quadrado daquele estado já foi fotografado.

Informei de minha vontade de ir até Bariri ao Prof. Henrique Perazzi, que junto com o Prof. Paulo Neves, foi o responsável pela minha viagem até Bauru, e ele foi logo escrevendo para o Chefe do Setor de Cultura de Bariri, Renato Dias dos Passos, que entusiasticamente se colocou a nossa disposição para investigar a parada Taboca, particularmente agora em que a ferrovia completaria 100 anos. Para saber mais sobre a cidade de Bariri, sugiro uma visita a página da prefeitural municipal, que é www.bariri.sp.gov.br

Na companhia do Prof. Henrique, chegamos em Bariri numa ensolarada manhã de quarta-feira, dia 17 de março, e fomos recebidos primeiramente por uma senhora muito querida de nome Dorothy. Logo depois chega o Renato, esbaforido, com pastas na mão e um sorriso largo no rosto. Um sujeito bacana, que sabe tudo da história de sua região, baixista da banda Legião Urbana Original Cover. Depois de sentar e beber uma água, batemos um papo rápido, ele me mostrou algumas fotos antigas, fui entrevistado por uma jovem para um jornal local, e seguimos até a Casa de Cultura, antiga sede da prefeitura.

Por conta de um artigo a meu respeito publicado no dia anterior num jornal de Bauru (veja aqui), acabei sendo recebido por representantes do município e imprensa local. O fato foi citado na página da prefeitura de Bariri (veja aqui).

O ramal de Bariri foi contruído em 1910 pela Cia. Estrada de Ferro do Dourado, ou "Douradense", e sua inauguração aconteceu no dia 24 de setembro de 1910, com a presença da população de Bariri e de municípios vizinhos, bem como autoridades civis e militares.

(Clique nas imagens para ampliar)


Estação ferroviária de Bariri no dia de sua inauguração em 1910.
Foto: Arquivos Gaudiosi Foto e Vídeo - "Bariri, a Milionária do Vale do Tietê", Editora Noovha America, 2007



Aspecto do pátio de manobras da estação ferroviária de Bariri, onde podem ser vistos também os armazéns e as casas de turma.
Sem data.
Foto: Vinicio Carlos Leite



Pátio de manobras da estação de Bariri.
Foto sem data, autor desconhecido.


Em 1949, a Cia. Paulista de Estradas de Ferro comprou a Douradense, e extinguiu o ramal de Bariri em 16 de dezembro de 1966, tendo seus trilhos sido arrancados logo depois. A estação ferroviária de Bariri já não existe mais, só sobraram as casas de turma e o armazém (local onde atualmente são oferecidos serviços públicos).

(Clique nas imagens para ampliar)


Antigo armazém, atualmente um polo de serviços públicos do município.


Uma das casas de turma da vila ferroviária.


É possível ver numa delas a inscrição em relevo que parece ser "Turma 53".

Depois do almoço, Renato nos levou de carro para procurar os restos mortais da estação/parada de Taboca. E a saga continua! (veja aqui)

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