Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estação Ferroviária de Araguari, MG

Mais uma vez me encontro afastado, não por descaso ou falta de amor pelos trens, ferrovias e fiéis seguidores desse blog. É que o Oriente Médio e suas revoluções tem me tomado tinta e tempo. Mas faço com gosto, porque conheço um pouco daquela região e gosto do povo árabe. Na semana que vem parto para uma viagem até o Chile, e certamente lhes trarei imagens dos ferrocarriles de lá.
:)

Enquanto isso não acontece, eis algumas imagens da estação ferroviária de Araguari, em Minas Gerais. Minha visita aquelas paragens se deu por conta de um convite feito por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (Veja AQUI e AQUI). A estação, que pertenceu a Estrada de Ferro Goiás e depois a Rede Mineira de Viação, ambas extintas, encontra-se preservada, restaurada e é a atual sede da Prefeitura de Araguari. No térreo, existe um museu ferroviário com importante acervo histórico, aberto a visitação.

(Clique nas imagens para ampliar)


A estação ferroviária de Araguari em construção, nos idos dos anos 20 (Acervo da Prefeitura de Araguari)


A inauguração da estação em 1928 (Acervo da Prefeitura de Araguari)


A estação nos dias de hoje

Um comentário:

Brasil Desnudo disse...

Olá Carlos, Boa noite!

Em pesquisa na Net, para um trabalho que estou realizando e, uma matéria do post lá Bolg, acabei caindo no seu blog, onde buscava maiores informações sobre a Praia Formosa...
Excelente seu blog, matérias de grande valia histórica!
Meus parabéns e, uma ótima noite pra ti.

Abraços

Marcio RJ