Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Oficinas de Locomoção, Araguari, MG

(Clique na imagem para ampliar)



A primeira vez que ouvi falar de Araguari foi em setembro de 2008, em visita ao município goiano de Valparaíso de Goiás. Próximo à uma estação ferroviária chamada Posto Ipê, encontrei um auto-de-linha fabricada nas oficinas de Araguari. Veja aqui: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com/2008/09/auto-de-linha-prximo-estao-de-posto-ip.html

Estava eu em Uberlândia, convidado pelo Coletivo Dialogação para uma palestra na UFU, e como a cidade fica bem perto de Araguari (uns 40 minutos de ônibus), aproveitei para conhecer o lugar, na companhia de dois militantes do Dialogação, Ricardo Takayuki e Valmir, ambos araguarinos.

(Clique na imagem para ampliar)



As Oficinas de Locomoção pertencíam a extinta Estrada de Ferro Goiás (que veio a se fundir com a Rede Mineira de Viação). De acordo com uma placa posta bem na entrada do prédio principal, as oficinas foram inauguradas pelo diretor da EFG, o engenheiro José Gayoso Neves, em 19 de abril de 1944.

(Clique na imagem para ampliar)


Boneco feito de peças, erguido bem diante do edifício principal.

Próximas de completar 67 anos, as oficinas de Araguari encontram-se desativadas e praticamente abandonadas. Onde antes se produzíam vagões e autos-de-linha, agora não sai mais nem um só parafuso. Depois de ter passado pelas mãos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), as oficinas agora são de responsabilidade da Prefeitura de Araguari.

(Clique nas imagens para ampliar)


As oficinas na década de 50, em pleno funcionamento. Notar a placa, no alto, a esquerda, que diz "Para estarmos aqui amanhã, é necessário que trabalhemos com segurança hoje". (Acervo Prefeitura de Araguari)


Surpreendentemente, a placa continua no mesmo lugar, quase 67 anos depois. Mas é só isso. Toda a atividade deixou de existir há muito.

Um comentário:

EFGoyaz disse...

As oficinas estão assim não há tanto tempo. Em 2005 mesmo, apesar de estar com uma porcentagem boa de ociosidade, ainda foi usada para adaptar inúmeros vagões-gôndola da Vale. As oficinas-diesel, um prédio quase de frente, estavam remontando uma locomotiva no mesmo ano. Depois disso, a prefeitura não entrou em acordo com a FCA, que queria incentivo pra construir novas oficinas na outra estação. A prefeitura deu de ombros, a oficina fechou e a FCA fez uma mega-oficina em Uberaba. Aí veio a nova administração municipal, invadiu todo o complexo sem nenhuma autorização (só a estação velha é da prefeitura), que fez das oficinas diesel um depósito de pneus usados, tudo no meio do raro carro de madeira. Se um incêndio acontecer, tudo vai pelos ares, sem chance de apagar. A mesma prefeitura patrolou todo o pátio, arrancou trilhos, destruiu AMVs originais, abriu uma rua dividindo a área em duas. Isso foi um prato cheio para os ladrões, que paravam um caminhão e enchiam de peças. Incêndios são comuns. O pátio é tombado pelo estado de Minas Gerais. Cansamos de pedir ajuda da promotoria, mas para o promotor está tudo certo. Ele não compreende que lei é lei. Você poderá ler mais sobre isso no site do Ralph: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/locais/araguari.htm
Ficamos muito felizes com a sua visita, ainda mais eu que sou seu fã faz muitos anos. Obrigado por tudo.
Veja os autos feitos aqui, que você tanto gosta: http://viagemnostrilhos.blogspot.com/2011/04/autos-de-linha-sucateados-em-araguari.html
Em tempo: tenho algumas fotos suas pra te enviar.