Com referência as oficinas de Araguari (MG), onde estive semana passada (veja AQUI), o arquiteto e pesquisador ferroviário Glaucio Henrique Chaves comenta:
"As oficinas estão assim não há tanto tempo. Em 2005 mesmo, apesar de estar com uma porcentagem boa de ociosidade, ainda foi usada para adaptar inúmeros vagões-gôndola da Vale. As oficinas-diesel, um prédio quase de frente, estavam remontando uma locomotiva no mesmo ano. Depois disso, a prefeitura não entrou em acordo com a FCA, que queria incentivo pra construir novas oficinas na outra estação. A prefeitura deu de ombros, a oficina fechou e a FCA fez uma mega-oficina em Uberaba. Aí veio a nova administração municipal, invadiu todo o complexo sem nenhuma autorização (só a estação velha é da prefeitura), que fez das oficinas diesel um depósito de pneus usados, tudo no meio do raro carro de madeira. Se um incêndio acontecer, tudo vai pelos ares, sem chance de apagar. A mesma prefeitura patrolou todo o pátio, arrancou trilhos, destruiu AMVs originais, abriu uma rua dividindo a área em duas. Isso foi um prato cheio para os ladrões, que paravam um caminhão e enchiam de peças. Incêndios são comuns. O pátio é tombado pelo estado de Minas Gerais. Cansamos de pedir ajuda da promotoria, mas para o promotor está tudo certo. Ele não compreende que lei é lei. Você poderá ler mais sobre isso no site do Ralph (Giesbrecht): http://www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/locais/araguari.htm"
Glaucio tem um blog sobre a Estrada de Ferro Goiás, que vale a pena conhecer: http://efgoyaz.blogspot.com
(Clique na imagem para ampliar)
Eu e Glaucio, em recente expedição ferroviária pela zona rural de Araguari (MG).
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