(Clique nas imagens para amplia-las)
A imponente estação de Campo Belo, da antiga Rede Mineira de Viação, tombada pela prefeitura, serve de museu e arquivo público. A imagem do cargueiro passando em frente a estação em breve será coisa do passado, já que a via férrea está sendo desviada do centro da cidade. Uma variante já foi construída.
Estações como esta, por sua arquitetura destacada e localização no centro da cidade recebem, às vezes, maior atenção por parte das prefeituras locais. Já aquelas mais afastadas do perímetro urbano, que atendiam as populações rurais, são abandonadas e muitas vezes demolidas, como no caso desta parada em Toscano de Brito, também no município de Campo Belo. Tudo o que restou dela foram dois trilhos fincados no chão, que provavelmente sustentavam uma placa, e as ruínas da plataforma, cobertas de mato. Esta é uma realidade comum nas ferrovias que visitei no Sul e Sudeste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
olá como vai? eu gostaria de saber se a bitolinha, o trem de número 53 se encontra na cidade?? Este trem foi o último a passar por minha cidade Pitangui..
Postar um comentário