Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ainda sobre a carteira funcional da EFCB

Sobre a imagem da carteira funcional da Estrada de Ferro Central do Brasil, cuja imagem foi publicada AQUI, Manoel Monachesi esclarece:

"A Central do Brasil tinha um sistema próprio de identificação através desta carteirinha de identidade que era usada para os funcionarios. Guardei a do meu pai que é igual. Esta carteira servia de identificação nos locais da ferrovia, estações, Ed D Pedro II, etc, era com ela que o passe para os trens era validado, era usada para identificação para os serviços de atendimento de saúde da empresa, era utilizada para as compras nas cooperativas dos ferroviarios (ótimos na época, por sinal, vendiam de tudo, de alimentos até tv e gravadores, brinquedos importados, etc.) e era tambem usados para a identificação normal junto às autoridades policiais. Para os parentes dos funcionários, existia outra, tipo padrão retangular, com os dados da pessoa e do funcionário da CB. Guardei a minha até hoje. Era plastificada, isto em 1960! O passe era a autorização do funcionário de utilizar dos trens de passageiros da empresa para se deslocar, quando em serviço. Dependendo da hierarquia do funcionário, poderia, no caso engenheiro, todos os tipos de trem, exceto os de luxo. Para alguns funcionários, era aurtorizado na própria carteira, e para os menos graduados, era fornecido um talão com o nome, matricula, data e local de deslocamento, fornecido pelo escritorio do local de trabalho e assinado pelo engenheiro responsável."

Obrigado pela informação, Manoel.

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