Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"O Túnel", funicular subterrâneo, Istanbul, Turquia

Como primeira postagem de 2011, lhes trago imagens do funicular subterrâneo que liga Karaköy (parte baixa) a Beyoğlu (parte alta), na região central de Istanbul, na Turquia. Estive naquele país em dezembro do ano passado, a convite da Filistin Halkıyla Dayanışma Derneği (Associação para Solidariedade com o Povo Palestino), para a cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores do concurso de charges em homenagem ao cartunista palestino Naji Al Ali, assassinado em 1987 em Londres.

(Clique nas imagens para ampliar)


Estação Karaköy (parte baixa)


Estação Beyoğlu (parte alta)

"O Túnel", como é mais conhecido, vai completar 136 anos. É o segundo mais antigo sistema de transporte subterrâneo do mundo (o primeiro é o metrô de Londres). De acordo com uma placa informativa, tudo começou com o projeto do engenheiro francês Eugene Henri Gavand, que buscava facilitar a ligação entre dois importantes centros financeiros e comerciais da então Constantinopla. A obra começou em 30 de junho de 1871, sendo concluída em 05 de dezembro de 1874. No entanto a inauguração oficial, com toda pompa e circunstância, ocorreu no dia 17 de janeiro de 1875. Inicialmente funcionava com dois motores a vapor de 150 cavalos. A eletricidade só chegou ao trecho em 1910.

Nos dias de hoje, "O Túnel" é operado pela estatal de transportes públicos IETT, utiliza dois carros de 16 metros de comprimento, com capacidade para 170 passageiros, percorrendo uma distância de 573 metros em 90 segundos.


3 comentários:

Rodrigo Flores disse...

Carlos, ótima postagem.....muito boa mesmo...

Cultura Bariri disse...

Oi,Latuff!
Parabéns pelo trabalho!
Quando voltar ao Brasil e quiser vir passear em Bariri-SP, estaremos aqui,ok!?
Abração e boas viagens.

Renato Dias dos Passos.

clodoaldo disse...

Latuff você sabia que no Brasil também tinha um FUNICULAR? Hoje só ah túneis,cabos,loco breques, pontes e maquinas fixas apodrecendo e esquecidas no tempo em PARANAPIACABA - SP.
Se tiver oportunidade vai fazer uma visita e pede para um nativo levar você nas pontes, túneis e maquinas fixas é show...