Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estação ferroviária de Tiaraju (antiga e nova), São Gabriel, RS

Em visita não-oficial aos pampas gaúchos, vim parar na pacata cidade de São Gabriel, a 321 Km de Porto Alegre. Aproveitei pra investigar duas estações perdidas, Tiaraju (Km 566,6) e Santa Brígida (Km 587,5 que consta no guia de ferrovias do IBGE de 1956 como sendo estribo), ambas pertencentes a extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul, localizadas na zona rural de São Gabriel. Graças a valiosa ajuda de Karen Lannes, consegui alcança-las. Inicialmente veremos Tiaraju.

Consta na página http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/tiaraju.htm de que Alfredo Rodrigues havia tentado localiza-la em 2005 mas sem sucesso:

"Não tenho nada da estação Tiaraju. Já tentei achá-la porém não consegui. Fica na zona rural e esta região do Rio Grande do Sul onde fica esta estação é imensa e desértica. É um monte de estradas secundárias e ninguém para informar"

Tive um pouco mais de sorte. Não só encontrei a estação de Tiaraju antiga, como descobri que havia outra, a nova, essa sim numa região mais afastada.

(Clique nas imagens para ampliar)

A ESTAÇÃO ANTIGA

Aspecto atual da estação ferroviária de Tiaraju (antiga). Há pelo menos 30 anos a construção serve de moradia a um senhor de nome Manuel. O armazém da estação  foi transformado pelo proprietário em clube de "bailão".

O nome Tiaraju ainda visível no dístico da estação.

Ao lado das cadeiras, o indefectível chimarrão.

Crânio bovino decora a cobertura da plataforma.

O banheiro da estação.

A ESTAÇÃO NOVA

Imagem de satélite do conjunto ferroviário de Tiaraju (nova).

A estação ferroviária de Tiaraju nova (à direita), caixa d'água e casas de turma. O acesso se deu através de uma propriedade rural chamada Fazenda Tiaraju. Nesta região, há 11 dias, um agricultor de nome Genez Oliveira Teixeira, de 52 anos, morreu depois de ser picado por uma cobra "cruzeira". E eu sem minhas botas e perneiras!

As casas de turma e a caixa d'água parecem ruínas de uma civilização perdida, esquecidas na solidão das imensas planícies gaúchas.

A estação em ruínas, parte dela coberta pela vegetação.

A ferrovia é ativa, por onde passam cargueiros de uma concessionária de transporte ferroviário.

Nenhum comentário: