Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Estação (estribo) Canudos, ramal de Canela, Viação Férrea do Rio Grande do Sul

Na tarde de ontem, estive em visita ao município gaúcho de Novo Hamburgo, em busca do paradeiro da estação Canudos (Ramal de Canela, Viação Férrea do Rio Grande do Sul), que no guia do IBGE (1956) é tida como um estribo. Não haviam informações adicionais no verbete do site Estações Ferroviárias.

Após investigações, consegui descobrir o local, na rua Victor Hugo Kunz, em frente a um estúdio de nome Foto Braun Digital. Numa casa quase ao lado, construída em 1936, encontrei a Dna. Paula, nascida e criada alí há mais de 80 luas, que me apontou a localização de Canudos. Ela se lembra com saudade das viagens que fazia até Canela e das faíscas que saíam da chaminé da locomotiva a vapor, que não raro queimavam os vestidos das moçoilas. Citou também uma automotriz que fazia o trajeto. Ao que parece, de acordo com relatos de outros moradores do lugar, a ferrovia foi engolida pelo asfalto nos idos dos anos 70.

Reconstituição de onde teria sido a estação Canudos, no bairro do mesmo nome, em Novo Hamburgo (RS), de acordo com a descrição de Dna. Paula.

Um comentário:

Ralph Mennucci Giesbrecht disse...

Muito legal isto, Latuff. Muito mesmo. Gostei da ideia de desenhar sobre a foto. Abraços e obrigado