A ponte metálica vista na postagem anterior, só que de um outro ângulo e à noite, por volta das 20h. Noite muito fria, diga-se de passagem...
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A estação de Ribeirão Vermelho, preservada, e bem em frente a ela a antiga vaporosa, parecendo emergir do negrume da noite. É esta locomotiva cuja imagem abre este blog ferroviário.
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O que nesta fotografia parecem ser ruínas de uma arena romana são, na verdade, os restos mortais de uma antiga garagem circular de locomotivas, conhecida como rotunda.
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Fiz questão de fazer esta foto no interior da imensa e magnífica rotunda, cuja iluminação provém exclusivamente da lua cheia que brilhava naquela noite. Tive a impressão de que ouviria ruídos do passado, das locomotivas e dos ferroviários, levados dalí pelo tempo e pelo descaso governamental.
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domingo, 27 de julho de 2008
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Ponte rodoferroviária sobre o Rio Grande, Ribeirão Vermelho, MG
domingo, 20 de julho de 2008
Estação de Além Paraíba, MG
Nesse video que fiz em 2007, os internautas poderão conhecer o cotidiano da cidade mineira de Além Paraíba, onde os trens cargueiros dividem o espaço com os automóveis no meio da rua!
O risco que aparece na foto abaixo é resultado do pára-brisas sujo do ônibus em que eu viajava.
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O risco que aparece na foto abaixo é resultado do pára-brisas sujo do ônibus em que eu viajava.
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Estação de Campo Belo e parada Toscano de Brito (MG)
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A imponente estação de Campo Belo, da antiga Rede Mineira de Viação, tombada pela prefeitura, serve de museu e arquivo público. A imagem do cargueiro passando em frente a estação em breve será coisa do passado, já que a via férrea está sendo desviada do centro da cidade. Uma variante já foi construída.
Estações como esta, por sua arquitetura destacada e localização no centro da cidade recebem, às vezes, maior atenção por parte das prefeituras locais. Já aquelas mais afastadas do perímetro urbano, que atendiam as populações rurais, são abandonadas e muitas vezes demolidas, como no caso desta parada em Toscano de Brito, também no município de Campo Belo. Tudo o que restou dela foram dois trilhos fincados no chão, que provavelmente sustentavam uma placa, e as ruínas da plataforma, cobertas de mato. Esta é uma realidade comum nas ferrovias que visitei no Sul e Sudeste.
A imponente estação de Campo Belo, da antiga Rede Mineira de Viação, tombada pela prefeitura, serve de museu e arquivo público. A imagem do cargueiro passando em frente a estação em breve será coisa do passado, já que a via férrea está sendo desviada do centro da cidade. Uma variante já foi construída.
Estações como esta, por sua arquitetura destacada e localização no centro da cidade recebem, às vezes, maior atenção por parte das prefeituras locais. Já aquelas mais afastadas do perímetro urbano, que atendiam as populações rurais, são abandonadas e muitas vezes demolidas, como no caso desta parada em Toscano de Brito, também no município de Campo Belo. Tudo o que restou dela foram dois trilhos fincados no chão, que provavelmente sustentavam uma placa, e as ruínas da plataforma, cobertas de mato. Esta é uma realidade comum nas ferrovias que visitei no Sul e Sudeste.
sábado, 19 de julho de 2008
Passagem de nível, Santos Dumont, MG
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Sempre haverá aqueles que pensam ser mais rápidos do que um trem. Por isso são comuns acidentes graves, e não raro fatais, envolvendo veículos e pedestres em cruzamentos de via férrea.
Sempre haverá aqueles que pensam ser mais rápidos do que um trem. Por isso são comuns acidentes graves, e não raro fatais, envolvendo veículos e pedestres em cruzamentos de via férrea.
Parada de Rio Pinho, Santos Dumont, MG
Sinalização ferroviária
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