Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A ferrovia na visão do cartunista Angelo Agostini (1843-1910)

Hoje, em visita à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, encontrei por acaso o velho companheiro de traço, o cartunista e pedagogo André Brown, que atua no grupo de pesquisa Linguagens Desenhadas da UERJ. Ele me mostrou exemplares encadernados da Revista Illustrada, datados de 1881 e 1884. Inestimáveis! A publicação, uma espécie de Pasquim do século XIX, traz fantásticas litografias de Angelo Agostini (1843-1910). Para saber mais sobre o artista, indico este link.

Tanto seu traço quanto sua crítica são visivelmente afiados. Um dos temas recorrentes de Agostini são os trens, representados como símbolo do progresso, e o estado brasileiro, representado por figuras indígenas. Compartilho com vocês uma minúscula parte desse importante material histórico.

(Clique nas imagens para ampliar)

1881









1884






Um comentário:

Adinalzir disse...

Parabéns pela pesquisa e pelas fotos excelentes! Em breve estarei postando um texto sobre Angelo Agostini lá no meu blog. Não deixe de visitar.
Abraços! :-)