Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Antigo túnel ferroviário vira lixão na zona portuária do Rio

O Governo do Estado do Rio apressou-se em instalar, no ano passado, uma Unidade de Polícia Pacificadora no Morro da Providência, primeira favela do Brasil, localizada na zona portuária. Mas a tão prometida cidadania de que falam as ONGs e a mídia ainda não chegou para seus moradores (se é que ainda vai chegar), já que nem mesmo o lixo é recolhido de um antigo túnel ferroviário, que fica bem embaixo do morro, ligando o pátio de manobras da Marítima com a Central do Brasil. Desativado há anos, o túnel transformou-se num verdadeiro lixão, como mostra essa foto que fiz na tarde de ontem. Uma ameaça à saúde pública, a céu aberto, pra quem quiser ver.

(Clique na imagem para ampliar)

Um comentário:

Visitante disse...

Prezado Carlos,
Fiquei sabendo que este túnel foi reaberto e hoje serve de passagem para o VLT. É verdade? Você teria como postar imagens atuais dele já revitalizado? Muito bacana seu blog.
Att,
Cristiano Brandão