Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fotos da Estrada de Ferro Pedro II, em 1881

(Clique na imagem para ampliar)



A estação ferroviária de Palmeira da Serra, quando a escravidão ainda vigorava no Brasil. A estação continua lá, até hoje, na Serra do Mar, entre os municípios fluminenses de Paracambi e Paulo de Frontin.

Meu amigo e fã ferroviário Eduardo Moreira, o "Dado DJ", autor do blog Trilhos do Rio, me enviou por correio eletrônico uma verdadeira preciosidade. Um arquivo PDF contendo fotos de um album produzido em 1881 sobre a Estrada de Ferro Pedro II. A coleção faz parte do acervo da Biblioteca Nacional . O arquivo pode ser visualizado nesse endereço: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon381909/icon381909.pdf

3 comentários:

Hélio Pariz disse...

Maravilhoso isso, Latuff!

Obrigado por compartilhar conosco!

Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Carlos Latuff
Parabéns pelo excelente espaço de compartilhamento de tantas coisas boas para a história do nosso país. Sou um admirador das ferrovias e amigo do Hugo Caramurú, lá de São João Del Rey. Não sei se o conhece, mas ele fala muito de você. É muito bom estarmos juntos nessa grande seara pela divulgação da cultura e da História. Visite também o meu blog, eu já estou seguindo o seu.
Um grande abraço e conte comigo! :-)

Peregrino disse...

lindas fotos. Obrigado por compartilhar conosco nesse canal Latuff