Uma das minhas fontes favoritas de pesquisa de fotos ferroviárias antigas é a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, editada pelo IBGE. Na foto, a edição que possuo, datada de 28 de janeiro de 1958. É do site da própria instituição que extraí a definição dessa obra.
A coleção Enciclopédia dos Municípios Brasileiros foi editada pelo IBGE entre 1957 e 1964, objetivando uma sistematização das informações estatísticas e geocientíficas do território brasileiro, priorizando o município, mas oferecendo também informações sobre as grandes regiões brasileiras, tanto no que tangia aos aspectos físicos (relevo, clima, vegetação, hidrografia), quanto nas características demográficas e socioeconômicas. Devido à abrangência de informações atualizadas para os 2.500 municípios distribuídos por cinco regiões brasileiras, num período em que a comunicação entre o Rio de Janeiro e áreas remotas do país era ainda precária, a obra foi considerada um dos mais complexos trabalhos de pesquisa do IBGE nas décadas de 50/60.
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E dessa edição trago uma fotografia das linhas de trem do subúrbio carioca do Engenho Novo, acompanhada de sua legenda original.
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Rio de Janeiro - Distrito Federal (Foto C.N.G. 3998 - T.J.)
As comunicações ferroviárias do Rio de Janeiro com o interior se estabeleceram entre morros e colinas da faixa de território situada ao norte do maciço da Tijuca. As ferrovias, mais ou menos acompanhadas no seu traçado pelas linhas de bonde, servem também ao tráfego urbano e suburbano da chamada "Zona Norte". Nesta fotografia vê-se a linha eletrificada da Central no Engenho Novo, ao vencer um colo entre as colinas de Jacarèzinho, à direita e as do Lins, ocultas pelo casario do Engenho Novo à esquerda. O relêvo mais importante nos fundos é um prolongamento do maciço da Tijuca. Note-se a Rua Vinte e Quatro de Maio, trecho da longa via de acesso aos subúrbios, tôda retorcida, adaptada às encostas do Morro do Engenho Novo e às encostas das colinas do Lins de Vasconcelos. (Com. P.P.G.)
E aqui o mesmo local nos dias de hoje, em foto tirada por mim em 23 de dezembro de 2008.
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Mais adiante, um pontilhão, com as iniciais da Estrada de Ferro Central do Brasil, datado de 1921.
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sábado, 3 de janeiro de 2009
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