Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 30 de maio de 2009

Estação de Japeri, RJ

Depois de nossa pequena incursão pelo maravilhooooooso mundo das ferrovias francesas (aqui e aqui), tá na hora de voltar a realidade terceiro-mundista, porque esse humilde blog é dedicado as estradas-de-ferro tupiniquins.

Enquanto planejo novas expedições pelo interior, deixo com voces duas imagens da estação ferroviária de Japeri, Baixada Fluminense (RJ), pertencente ao antigo ramal D. Pedro II - Monte Azul, Linha do Centro, Km 61,7 da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil. A palavra Japeri vem de Yaperi (Yapó-Yui), que em tupi-guarani significa "aquilo que flutua", em referência a uma planta aquática comum na região. A localidade que era conhecida como Belém, passou a se chamar Japeri em 1947, e com isso a estação adotou o mesmo nome.

(Clique nas imagens para ampliar)


Aspecto atual da estação de Japeri.


O antigo prédio da estação, parte do pátio de manobras e as plataformas (ao fundo).

Nenhum comentário: