Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ralph Mennucci Giesbrecht


(Clique na imagem para ampliar)

Ralph,

Não me lembro exatamente quando foi meu primeiro contato contigo, mas já faz tempo. Deve ter sido início dos anos 2000, eu nem tinha câmera digital na época. Provavelmente começando a pesquisar na Internet sobre estações de trem, devo ter me deparado com sua página Estações Ferroviárias, que então se chamava Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo. Foi aí que comecei a colaborar para com teu site, enviando fotos de minhas expedições ferroviárias.

Nunca privei de sua intimidade, nunca estive em sua casa, nem sequer poderia me considerar seu amigo no sentido clássico. Nos encontramos uma vez apenas, numa padoca na capital paulista, quando batemos um longo papo ao sabor de uma pizza. Vez por outra trocamos algum email, geralmente assuntos ligados a ferrovia.

Mas sabe Ralph, acabei de ver uma foto sua, datada de junho deste ano, quando se recuperava de uma delicada cirurgia cardíaca. Ter te visto nessa condição, mesmo que numa fotografia, me machucou. Mesmo. Fiquei triste de pronto, mas feliz em saber que voce já se encontra junto de seus familiares, recuperado. Apesar de saber tardiamente de sua intervenção cirúrgica, e de não ter te visitado (do que me arrependo terrivelmente), torço para que voce não tenhas mais que permanecer um minuto sequer em ambientes hospitalares. Torço para que tenhas uma vida feliz com sua família e amigos. E torço tambem para que continues com esse seu trabalho relevante e imprescindível de preservação da memória ferroviária, contando com a colaboração de tantos fãs ferroviários por este país.

Agora sim, posso dizer que me sinto seu amigo. Porque quando a gente se dói ao ver alguem em sofrimento, é porque se importa com a dor alheia, é porque quer bem a esta pessoa.

É porque lhe tem amizade.

Por isso, Ralph Mennucci Giesbrecht, te deixo aqui este desenho e um abraço fraterno.

Do seu amigo,

Carlos Latuff

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ralph,

Sou engenheiro da CBTU Maceió e gostaria de informar que a Estação Antiga de Jaraguá já se encontra totalmente reformada e em condições operacionais.
Tenho as fotos da reforma bem como da entrega final da reforma. Caso interesse, posso enviar para seu email e você poderá atualizar seu site http://www.estacoesferroviarias.com.br/alagoas/jaragua.htm

Outra notícia é que estamos concluindo a NOVA Estação Jaraguá em prédio distinto da antiga (que deverá ser um Museu da Ferrovia em Alagoas) e Sua inauguração ocorrerá até o dia 15/9/17.

atc, João Costa

Unknown disse...

Olá Sr.Ralph, me chamo Felipe e sou professor em Piripiri Piauí, tenho diversas imagens da EFCP e queria co.partilhar com o site estações ferroviárias... Entre em contato com meu e-mail felip.piripiri@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

felipe.piripiri@hotmail.com

Unknown disse...

ola, sou estudante de arquitetura da Puc-Rio e estou realizando um trabalho sobre as ferrovias de niteroi.Estou procurando informaçoes sobre a estaçao Marui, com endereço alameda carlos gomes 96, ali no barreto.Saberia me informar onde consigo as plantas originais do imovel, ou qualquer informaçao sobre ela?

Julio disse...

-Bom dia Ralph, tudo bem ?
Meu nome é Julio e estou lhe enviando este e-mail a título de curiosidade sobre a sua excelent materia sobre a Ferrovia.
Eu sou de Ribeirão Preto e um apaixonado por trens e suas ferrovias,
A minha pergunta e curiosidade é : se havia uma ponte Férrea atravessando a Rodovia Alexandre Balbo para atravessar do outro lado da pista para o trem para seguir para Sertãozinho ?
O Trajeto era saindo da estação Barracão seguindo pela Av Rio Prado Passando por trás da Coca Cola e seguindo em frente há uma comunidade construída em cima dos trilhos (infelizmente) e seguindo para o Bairro Monte Alegre passando pelo terreno da USP e enfim chegando na Rodovia Alexandre Balbo. Acredito eu que ali havia uma ponte férrea devido a elevação do terreno.
Você sabe me dizer se realmente tinha uma ponte ali ? você tem fotos ou arquivos sobre isso?