Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

E os bons ventos continuam soprando...

Na manhã desta segunda-feira nublada e meio chuvosa no Rio, leio num site de notícias a informação de que 71 bilhões de reais provenientes do governo e da iniciativa privada (será?) deverão ser investidos em projetos de transporte ferroviário no Brasil, que incluem ferrovias de carga, trens de passageiros, metrôs e veículos leves sobre trilhos (VLTs). Esse aporte de recursos é 270% maior que os valores aplicados no setor nos últimos 4 anos. O site informa ainda que EUA, China, Índia e alguns países europeus fizeram investimentos bilionários no seguimento ferroviário como forma de combater o desemprego causado pela crise econômica.

O engenheiro Helio Suêvo, profissional com larga experiência em ferrovias, profundo conhecedor do assunto, falava da revitalização das estradas-de-ferro já no ano passado, mais precisamente em 27 de dezembro, quando o entrevistei para este blog: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com/2008/12/trens-de-passageiros-no-brasil.html

Quando leio a respeito dessa verdadeira ressurreição ferroviária no Brasil e no mundo, me vem a cabeça um quadro do pintor italiano Caravaggio (1571-1610), chamado "A Incredulidade de São Tomé".

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Depois de passar anos a fio registrando imagens como essa logo abaixo, feita em 2002, de um cemitério de trens num terreno próximo à estação do Engenho de Dentro (atualmente o local do Estádio Olímpico João Havelange, o "Engenhão"), permitam os caros leitores que eu seja cético diante destas notícias, PRINCIPALMENTE no que tange aos trens de passageiros num país eminentemente rodoviarista como o nosso.

De qualquer forma, é ver pra crer!

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