Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

domingo, 9 de maio de 2010

Satã, o amor e as ferrovias

São quase seis da matina quando começo a escrever esta postagem, ouvindo a chuva cair lá fora. Há tempos eu queria digitalizar uma imagem para os leitores deste blog. Trata-se de uma ilustração da Enciclopédia Koogan Larousse de 1984.

Desde quando era garoto, eu tinha adoração por esta coleção. No apartamento de meu falecido tio Luis, em Juiz de Fora, costumava passar um tempão folheando os tomos daquela enciclopédia, apreciando as fotos e os desenhos que, mesmo em preto-e-branco, me fascinavam. Só fui conseguir comprá-la muitos anos depois, já adulto, num sebo, defasada. Mas foi como realizar um sonho de criança, digamos.

Hoje, na madrugada, eu que costumo trocar o dia pela noite, decidi passar no scanner a página cujo verbete "estrada-de-ferro" tem uma ilustração detalhada do aspecto geral de um pátio de manobras.

(Clique na imagem para ampliar)




Só depois de ver a imagem na tela do computador, é que fui perceber a assinatura do artista, no canto inferior direito, próximo ao mastro semafórico: Bentegeat.

Uma pesquisa rápida na Internet e descobri que se trata do ilustrador francês P. Bentegeat, que ao longo de sua carreira ilustrou diversas publicações, como por exemplo, um livro datado de 1960 com o sugestivo nome de "Satã e o Amor". O nosso bom francês quando não estava desenhando ferrovias para a Larousse, dedicava seu traço a voluptosas formas femininas. Ou la la!!!

Coisas que a gente só descobre na madrugada...

(Clique na imagem para ampliar)




Um comentário:

Tarcilo disse...

Olá Carlos Latuff!!! Muito bom esse site. Também adoro ferrovias e procuro futuramente trabalhar na área.
Tenho uma sugestão de artigo para o seu site: Eu sou capixaba, e aqui no estado do Espírito Santo, temos o trem de passageiros que circula todos os dias com horários regulares e de longa distância. Liga Vitória/ES à Belo Horizonte/MG na Estrada de Ferro Vitória a Minas. Gostaria muito se fosse possível, você postar alguma informação no que diz respeito a esse assunto. Eu tenho muitas fotos da ferrovia. E está no meu orkut: (tarcilo-@hotmail.com).
Até + ...