Recebi uma interessante mensagem de Afranio Machado Junior, que conta parte da história da cidade mineira de Além Paraiba, e sua ferrovia. Pela relevância, compartilho com todos voces:
"Carlos.
Meu nome é Afranio Machado Junior (mais conhecido como Junior), sou advogado,tenho 27 anos e gosto muito do assunto ferrovia e de sua história. Vi alguns videos seus no YouTube e achei muito interessante o seu trabalho. Descobri que voce é cartunista e vi trabalhos seus na rede e gostei muito. Meus parabéns.
Um video em especial me chamou a atenção: o da antiga estação ferroviária de Simplício, que voce gravou aqui na cidade em 2007. Inclusive com a participação do Ilmo ex-prefeito de Sapucaia/RJ o Sr. Paulo Coleho, tio da minha mãe.
Não sei se você conhece a história de Além Paraíba, mas vi que achou interessante o fato de o trem cortar a cidade ''ao meio''. Diariamente dez composiçoes com trinta vagoes e tres locomotivas cortam o municipio, causando transtornos, engarrafamentos e acidentes. No entanto, eu também sou um amante da ferrovia, apesar de nunca ter andado de trem na vida(ainda) e também nunca tive um parente ferroviário.
Então vamos lá. A nossa cidade basicamente nasceu da produção cafeeira. Existia em Além Paraíba um porto onde hoje está o centro da cidade,de que servia para escoar a produção de café. Com o tempo, a necessidade de escoar a produçao se tornava cada vez maior e com isso a chegada da linha férrea melhoraria o transporte e trazia o progresso, além de extender os trilhos até outras localidades, como Volta Grande, Trimonte, São Martinho, Abaíba, Recreio, Leopoldina, Cataguases e outros municípios do interior mineiro.
Por Além Paraíba estar no centro de um tronco, já que daqui partia trens para Nova Friburgo também, foi construída a estação de Porto Novo e os dois torreões do hotel, inaugurados em 1880 pelo próprio D. Pedro II, que chegou a se hospedar no hotel da estação, hoje em ruínas.
A cidade então se formou aos poucos ao longo do leito da ferrovia, que trouxe a modernidade. Ligava Tres Rios e Petrópolis, passando por Simplício e Sapucaia.
Também aqui em Além Paraíba foi construída a mais moderna oficina de manutenção da Rede Ferroviária da época e uma das maiores. É uma das poucas que possuem rotunda, inclusive tombada pelo patrimônio histórico. O prédio reunia administração, um clube, o prédio do PLANSFER e o Senai.
Em 2007, a Igreja Católica resolveu vender parte do prédio dessa oficina para um empresário de Além Paraíba que demoliu uma grande parte do prédio para construir um prédio residencial e comercial. Na época procurei saber se a venda era legal e descobri que esta parte não era tombada pelo IPHAN, somente a rotunda e o predio da administração. Agora a Igreja está interessada em vender mais uma parte e isso divide opinioes. Eu, lógico, sou contra.
Claro. A história que contei acima está resumidíssima! Gosto muito de história, filosofia e sociologia...
Nós temos, com relação à ferrovia, bastante história pra contar, como por exemplo a estrada de ferro que ligava Além Paraíba a Nova Friburgo. Não existem muitos registros sobre esta linha ferroviária porque ela foi desativada no inicio dos anos 60, quando a fotografia ainda nao era muito difundida e sobretudo porque o Estado do Rio de Janeiro é fraco de memória, nao preservando a história como deveria. Mas há vestígios como a ponte preta, uma ponte de ferro inglesa com quatro segmentos que dava inicio ao ramal para Friburgo, e logo em seguida, um túnel da antiga Estrada de ferro que foi aberto numa rocha. Ele nao é extenso, mas foi construído numa época em que nao se tinha tecnologias disponiveis hoje. Vestígios também existem em Cantagalo, Monerat e Murineli. Nao sei se voce conhece a história desse trecho, mas gostaria que um dia poder registar um pouco da história desse trecho.
Próximo de Além Paraíba também tínhamos o ramal que ligava Volta Grande até Pirapetinga, onde morria. Desse trecho poucas coisas restam e já está desativado há muitas décadas.
Ah. Uma notícia que nao sei se é boa ou ruim. O video sobre a estação de Simplicio que voce fez porque a estaçõ ia ser inundada pelo lago da Usina de Simplício. Com os estudos que foram feitos para a construção da usina hidroeletrica que encontra-se em fase de conclusão, foi adotado um novo modelo de hidroeletrica, onde a água vai chegar ate a casa de máquinas em Simplicio bombeada, e não por alagamento como tinha sido projetado nos anos 50. Só nao sei se a estação vai ou nao ser demolida, pois está em ruínas, mas alagada nao será com certeza. O acesso a ela que já era ruim, ficou pior, pois a estrada até Simplício foi interditada em razão das obras. A igreja que tinha nas proximidades da estação foi demolida em 2001 e seguia a mesma arquitetura. Estive com um colega na estação em 2002, de bicicleta, e sei o quanto é dificil chegar lá, pois tivemos que caminhar sobre os trilhos do trem.
Desculpa ter te enviado um e-mail tao grande como este, mas queria dividir com voce parte da história dos trilhos que dividem espaço conosco todos os dias.
Um abraço.
Junior."
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2 comentários:
Belissimo trabalho Latuff , parabens pelo registro !
Att : Franco.
Além Paraíba é um local muito importante para a história das ferrovias no Brasil.
Postagem bem feita! Parabéns.
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