Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 4 de outubro de 2008

Antiga estação de Londrina, PR

A potentosa estação ferroviária de Londrina (cuja construção durou de 1946 a 1949), traz em suas linhas a arquitetura da velha Inglaterra e abriga, desde 10 de dezembro de 1986, o Museu Histórico Pe. Carlos Weiss. Conta com um acervo permanente que traça a história da colonização inglesa de Londrina, além de material reminiscente da ferrovia que por alí passava.

(Clique na imagem para ampliar)


Logo na entrada, onde se localiza uma bilheteria circular feita de madeira, uma coleção de antigos relógios ferroviários exposta na parede. Fotografei o meu favorito, que tem a cara daquelas repartições públicas do passado (ainda com a plaquinha de patrimônio da RFFSA).

(Clique na imagem para ampliar)


Na parte externa da estação, junto à plataforma, a logomarca em alto relevo da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina.

(Clique na imagem para ampliar)


Em frente à extensa plataforma da estação, encontram-se estacionados dois carros de passageiros feitos de madeira (primeira e segunda classe).

(Clique na imagem para ampliar)


Se por fora parecem até bem cuidados, o mesmo não se pode dizer de seu interior, como se pode ver nesta imagem de dentro da segunda classe.

(Clique na imagem para ampliar)


No detalhe, o único passageiro que não parece incomodado com as acomodações.

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: