Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Expedição relâmpago

Ontem, dia 29 de outubro, parti para uma expedição ferroviária relâmpago, saindo de casa às 5 da manhã e regressando no mesmo dia quase à meia-noite. Foram ao todo 16 ônibus que tive de pegar para investigar oito pontos no trecho entre Petrópolis e Areal, da antiga Leopoldina Railway, a saber:

- Correas (Parada)
- Bonsucesso (Parada)
- Itaipava (Estação)
- Dr. Nilo (Parada)
- Pedro do Rio (Estação)
- Granja (Parada)
- Cedro (Posto telegráfico)
- Areal (Estação)

(Mapa do IBGE, 1956)
(Clique na imagem para ampliar)


PARADA CORREAS

No centro de Correas, onde existe um edifício de apartamentos e um banco, e que no passado era apenas um descampado, ficava a parada de trem. A localização destes pontos só é possível através de informações colhidas com moradores antigos da região, e para os quais a memória da maria-fumaça continua viva.

(Clique na imagem para ampliar)


Casa de turma, atualmente servindo de residência. No alto da porta lê-se a data de 29 de abril de 1919.

(Clique na imagem para ampliar)


(Clique na imagem para ampliar)


PARADA BONSUCESSO

Essa parada não consta da relação do IBGE de 1956, talvez por ter sido criada posteriormente. Pelo que pude apurar com a vizinhança local, o trem que parava diante dessa casa de turma não servia a passageiros e sim ao Sr. Claércio, chefe da equipe de manutenção da via permamente. A casa está de pé e atualmente serve de residência para sua filha.

(Clique na imagem para ampliar)


Logo adiante havia um pontilhão por onde o trem atravessava o rio Piabanha. Dele só restam as bases de pedra.

(Clique na imagem para ampliar)


ESTAÇÃO ITAIPAVA

A estação de Itaipava e a praça São Jorge podem ser vistas nesta foto datada de 1979, de autoria de Tereza Serpa, gentilmente cedida pela sua sobrinha, a Sra. Lúcia, que em seus quase 80 anos, foi quem me informou sua localização aproximada.

(Clique na imagem para ampliar)


Nada sobrou da estação de Itaipava além de fotos e lembranças de seus moradores. Nem ruínas, nem vestígios, nada. Tudo foi para sempre sepultado pelo escuro asfalto do progresso rodoviarista da BR-040. Essa foto mostra a localização aproximada, junto à rodovia e uma operadora de telefonia.

(Clique na imagem para ampliar)


PARADA DR. NILO

Dessa parada nada mais existe, e sua localização me foi confirmada pelo Sr. Acácio. Ele mais do que ninguém poderia me garantir a exatidão do local, já que nos idos dos anos 60, o desabamento daquela parada matou seu pai, o Sr. João Nunes, que alí buscava abrigo durante uma temprestade. Na foto, a porteira marca o lugar por onde passava a linha, ao largo de uma mansão em forma de castelo, que hoje é alugada para eventos de extrema relevância cultural como bailes funk cariocas.

(Clique na imagem para ampliar)


ESTAÇÃO PEDRO DO RIO

Em meio a todo esse quadro de desolação, ao menos um refrigério em ver que a estação de Pedro do Rio não só está de pé e preservada, como também serve a comunidade como sede do Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa.

(Clique na imagem para ampliar)


PARADA GRANJA

Um ex-ferroviário com quem conversei contou-me que próximo à essa parada havia uma granja chamada Barreto, daí o origem do nome. No bambuzal à direita era sua localização. Nem a parada e nem a granja sobreviveram à construção da BR-040.

(Clique na imagem para ampliar)


POSTO TELEGRÁFICO CEDRO

Esse mesmo ferroviário, cujo o nome eu simplesmente esqueci de anotar (me perdoem), me disse que o posto telegráfico de Cedro ficava onde hoje se encontra um dos pedágios da BR-040.

(Clique na imagem para ampliar)


Mais adiante desse pedágio, bem à margem da rodovia, existe a boca de um túnel ferroviário, bloqueado com rochas imensas.

(Clique na imagem para ampliar)


ESTAÇÃO AREAL

O nome da estação de Areal deveria ter sido trocado para "Abandono". A construção que resiste ao tempo mas sucumbe à negligência governamental, está em péssimas condições de conservação, servindo de lixeira para moradores igualmente negligentes. O prefeito reeleito de Areal, Laerte Calil de Freitas (PP), vem prometendo restaurar a estação...

(Clique na imagem para ampliar)


(Clique na imagem para ampliar)


(Clique na imagem para ampliar)


(Clique na imagem para ampliar)


Diante da Prefeitura Municipal de Areal, está o esqueleto de uma ponte ferroviária, que se ergue sobre o rio Piabanha.

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: