Concluíndo minha recente expedição (veja AQUI e AQUI) cheguei a estação ferroviária do município mineiro de Mercês (Estrada de Ferro Central do Brasil, Km 381,2).
Eis um pouco da história de Mercês, de acordo com a página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais:
"O antigo povoado de Mercês cresceu no local conhecido como região dos Pombos, onde também veio a se desenvolver o município de Rio Pomba. Capelinha das Mercês era como se designava o local. A população se formou com gente oriunda principalmente de Barbacena. O povoado, denominado Mercês do Pomba, cresceu devido às construções que foram surgindo ao longo da estrada que ligava Vila Rica ao Rio e que passava por ali. A freguesia foi criada em 1841 com o título de Nossa Senhora das Mercês e obteve a sua emancipação em 1911, desmembrando-se de Rio Pomba."
(Clique nas imagens para ampliar)
A estação em 1959, numa foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, editada pelo IBGE.
A estação em julho de 2010, num ângulo aproximado, já que um muro e palmeiras impossibilitam ver a estação do ponto exato de onde a foto foi tirada há 51 anos. Atualmente funciona como agência dos correios.
Para mais informações sobre o município de Mercês, visite o sítio da ALMG: http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=estado&diretorio=munmg&arquivo=municipios&municipio=41603
A estação, provavelmente nos anos 70, já sem trilhos. Detalhe de um painel em exibição na Prefeitura Municipal de Mercês.
Agradeço a atenção da Prefeitura Municipal de Mercês, cuja assistência me possibilitou o registro atual da estação ferroviária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Latuff,
Quando eu era pequena sempre passava as ferias de Julho em Merces pois minha mae era nascida la. Tenho as melhores recordacoes do trem que saia de SD pelas 2 da tarde e levava uma 3 horas para chegar. A paisagem, o por do sol, o barulho do trem nos trilhos tudo isso fica guardado no coracao. Eu estudava em Rio Pomba em 67 quando acabaram com os trilhos, uma pena!
Grande beijo.
Latuf, onde é a foto dessa pequena construção ao lado da ferrovia, em sua foto de capa do blog? grato. patrício
patriciocarneiro@yahoo.com.br
Postar um comentário