Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Maquinistas em greve protestam diante da ALERJ

Hoje, em frente ao imponente edifício da Central do Brasil, lá pelas 10h da manhã, me encontrei com cerca de 50 maquinistas que cruzaram os braços por melhores condições de trabalho. Quanto mais converso com eles, mais fico sabendo dos absurdos que ocorrem nos bastidores da Supervia. Dois desses maquinistas, cujos nomes vou omitir para que não sofram represálias da empresa, me informaram de que o sistema de alerta dos TUE (Trem Unidade Elétrico) tem sido alterado nas oficinas, para que possíveis defeitos não apareçam no painel de controle da locomotiva. Tudo para que os trens continuem rodando, mesmo que de maneira precária, já que trem parado é prejuízo para a Supervia. Além disso, me contaram que os maquinistas tem sido punidos pelos trens lotados andarem de portas abertas, mesmo sendo responsabilidade dos seguranças nas estações impedir que as composições trafeguem dessa maneira. São também frequentes os problemas com a sinalização, denunciam os maquinistas.

Os ferroviários seguiram em passeata até a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e preocupados com possíveis transtornos ao trânsito, caminharam pela calçada, soprando apitos durante todo o percurso. A essa altura, o grupo já contava com mais ou menos 100 pessoas.

(Clique na imagem para ampliar)



Ao chegarem nas escadarias da ALERJ, registrei esse momento genial, em que os maquinistas respondem às alegações da Supervia de que a paralisação é meramente por aumento de salário. Em alto e bom som ao repórter da TV Globo...



Depois de um longo chá de cadeira, uma comissão foi recebida pelo presidente da ALERJ, Jorge Picciani. Os ferroviários solicitaram que seja realizada uma audiência pública com a participação da Supervia, Agetransp (agência reguladora) e Secretaria Estadual de Transportes.

Em tempo: Ontem, o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, em declaração a um notório portal de notícias, declarou que a Supervia tem "índices europeus na questão de segurança operacional".

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