Às 6h da manhã desta segunda-feira, encontrei a estação de Deodoro fechada e com uma viatura do batalhão de choque em seu interior. Por volta das 7h as portas já estavam abertas. Boa parte dos maquinistas aderiu ao movimento (os ramais de Saracuruna e Belford Roxo pararam por completo), porém alguns foram ameaçados de demissão pela Supervia e operaram precariamente as composições, que chegavam superlotadas de Santa Cruz e da Baixada Fluminense rumo à Central do Brasil. Seguranças não impediram que os trens seguissem de portas abertas, contrariando o artigo 44, Seção II, do Decreto nº 26.516, de 30 de dezembro de 2005, que diz:
O trem em operação comercial não poderá circular, com usuário, tendo alguma de suas portas abertas.
No entanto, o guardas impediram, isso sim, o acesso da imprensa as plataformas. Mesmo assim consegui fazer as imagens abaixo.
(Clique nas imagens para ampliar)
Das 8 portas mostradas nessa foto, apenas 2 estavam fechadas.
Passageiros correm risco de vida pendurados nas portas.
Passageira passa mal e é atendida pelos bombeiros.
Os ferroviarios organizam para amanhã, às 10h, uma passeata saíndo da Central do Brasil rumo à Assembléia Legislativa do RJ.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
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