Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Paralisação de trens da Supervia: imagens da manhã de hoje

Às 6h da manhã desta segunda-feira, encontrei a estação de Deodoro fechada e com uma viatura do batalhão de choque em seu interior. Por volta das 7h as portas já estavam abertas. Boa parte dos maquinistas aderiu ao movimento (os ramais de Saracuruna e Belford Roxo pararam por completo), porém alguns foram ameaçados de demissão pela Supervia e operaram precariamente as composições, que chegavam superlotadas de Santa Cruz e da Baixada Fluminense rumo à Central do Brasil. Seguranças não impediram que os trens seguissem de portas abertas, contrariando o artigo 44, Seção II, do Decreto nº 26.516, de 30 de dezembro de 2005, que diz:

O trem em operação comercial não poderá circular, com usuário, tendo alguma de suas portas abertas.

No entanto, o guardas impediram, isso sim, o acesso da imprensa as plataformas. Mesmo assim consegui fazer as imagens abaixo.

(Clique nas imagens para ampliar)


Das 8 portas mostradas nessa foto, apenas 2 estavam fechadas.


Passageiros correm risco de vida pendurados nas portas.


Passageira passa mal e é atendida pelos bombeiros.

Os ferroviarios organizam para amanhã, às 10h, uma passeata saíndo da Central do Brasil rumo à Assembléia Legislativa do RJ.

Nenhum comentário: