Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Supervia: com a palavra, os ferroviários

Estive na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil na manhã desta terça-feira, e entrevistei seu presidente, Valmir de Lemos, o "Índio", a respeito da mobilização dos ferroviários da Supervia por melhores condições de trabalho.



Assim que desliguei a câmera, nos chegou a notícia de que um acidente acabara de acontecer na Central do Brasil. Seguimos direto para lá. Ao chegar, nos deparamos com ambulâncias dos bombeiros na gare da estação. Um trem bateu na traseira de outro ao se aproximar da plataforma. A composição da frente se chocou contra o parachoque de final de linha. A área foi isolada com cordas e guarnecida por policiais militares e muitos seguranças da Supervia. Um deles tentou impedir que eu fizesse imagens.

(Clique nas imagens para ampliar)





Recebi da assessoria de comunicação da Supervia duas notas. A primeira, em papel sem timbre, dizia o seguinte:

A Supervia informa que hoje, dia 7 de abril, às 9h52min, o primeiro vagão do trem prefixo UH526 que fazia o percurso Gramacho-Central do Brasil, quando estacionava na linha L, da plataforma 12, da estação Central do Brasil, encostou, a baixa velocidade, no último vagão de um trem vazio que estava parado na mesma linha. Os passageiros desembarcaram normalmente na plataforma. Neste momento, os trens em todos os ramais estão circulando normalmente.

"Encostou" foi um eufemismo da Supervia, já que o impacto partiu ao meio o dormente que servia de amortecedor, como se pode ver na foto abaixo. Sem falar que 13 destes passageiros que "desembarcaram normalmente" foram levados pelos bombeiros para o Souza Aguiar com escoriaçoes leves, segundo informações da assessoria de comunicação do hospital.

(Clique na imagem para ampliar)


Já a segunda nota, mais realista e em papel timbrado da empresa, dizia:

Sobre o abalroamento ocorrido hoje pela manhã, a Supervia informa que os técnicos irão investigar as causas e quaisquer hipóteses nesse momento são especulações irresponsáveis.


A verdade disso tudo é que, sinceramente, temo por um acidente de grandes proporções, ainda maior do que aquele ocorrido em Austin, Nova Iguaçu, em 30 de agosto de 2007, onde 8 pessoas perderam a vida (tratarei desse infeliz incidente em breve). Tragédia mais que anunciada, onde a vítima, como sempre, é o povo pobre, usuário preferencial dos trens de subúrbio.

Nenhum comentário: