Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Terminou a greve na Supervia!

Bem, senhoras e senhores, na tarde de hoje, os ferroviários em assembléia decidiram pelo fim da greve que paralisou os trens da Supervia desde a segunda-feira. Ficou acordado de que 7 maquinistas serão readmitidos imediatamente, e que as 4 demissões restantes serão avaliadas. Ficou acertado também a criação de uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Supervia, Ministério Público e Secretaria Estadual de Transportes, afim de encaminhar as diversas denúncias feitas pelo Sindicato quanto a falta de conservação dos trens e da via férrea.

Uma vitória dos ferroviários foi sem dúvida o fato de terem colocado a ferrovia na pauta do dia. Ficou evidenciado o descaso da Supervia para com a população, nem mesmo a imprensa burguesa conseguiu aliviar a barra da companhia. Graças a paralisação, a opinião pública ficou sabendo de algo que os passageiros dos trens de subúrbio no Rio já conhecem de longa data: a truculência dos seguranças da Supervia.

A cena de agentes açoitando passageiros com cordames de nylon correu o país, e tornou-se o símbolo do desrespeito da Supervia para com a população, desrespeito esse que tem sido denunciado cotidianamente pelo Sindicato faz tempo. E já que numa sociedade imagética como a nossa é preciso ver pra crer, então quem tem olhos que veja. O sindicato cumpriu seu papel, mostrou. Resta saber se o poder público, que viu, cumprirá o seu.

(Clique na imagem para ampliar)



Quanto a mim, espero ter colaborado com minhas imagens e depoimentos. Não sou funcionário do Sindicato e nem fui contratado para cobrir a paralisação. Fiz isso espontaneamente e sem ganhar um tostão, porque como fã ferroviário que já correu estas linhas de subúrbio de cima a baixo, sei perfeitamente que as demandas por mais segurança são absolutamente justas e legítimas.

Concluo esta postagem com depoimentos de passageiros da Supervia que colhi numa das entradas da estação da Central do Brasil, lá pelo meio-dia.

Nenhum comentário: