Esse pequeno blog continua produzindo desdobramentos surpreendentes.
Acabo de receber um correio eletrônico de Luiz Ricardo, residente em Bicas (MG) que, ao ler uma postagem sobre o pátio de manobras da antiga estação ferroviária de Praia Formosa, no Rio de Janeiro (veja aqui), conseguiu identificar numa das fotos a locomotiva de número 503, fabricada nas oficinas da extinta Estrada de Ferro Leopoldina em Bicas, conhecida popularmente como "Dondoca". Ele me envia duas fotos dela.
(Clique nas imagens para ampliar)
A locomotiva 503 ("Dondoca"), nas oficinas da E.F. Leopoldina em Bicas (MG) no ano de 1975, data de sua fabricação.
Foto: Autor desconhecido
A "Dondoca" fotografada em 2004 em Campos (RJ), operada pela concessionária do trecho, a Ferrovia Centro-Atlântica. Repare na sigla FCA pintada na lateral da máquina.
Foto: Autor desconhecido
A locomotiva nos dias de hoje está apodrecendo no cemitério de trens da Praia Formosa, como mostram as fotos abaixo que fiz em 2009. Sugiro ao Luiz que faça contato com a Secretaria de Estado de Transportes, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Prefeitura Municipal de Bicas, bem como contactar a imprensa, no sentido de levar esta locomotiva histórica de volta à Bicas. Eu mesmo estou encaminhando esta postagem à prefeitura para que tome conhecimento dessa situação.
(Clique nas imagens para ampliar)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário